sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Drones! A minha nova Paixão

Como sabem sou um apaixonado por electrónica e por novidades, por isso quando um amigo meu me mostrou o seu Drone da DJI fiquei....passado!

Foi uma tarde fabulosa onde me diverti imenso, ao mesmo tempo percebi as dificuldades mas também as potencialidades destes pequeno robots com hélices.

O drone do meu amigo é um drone quadcóptero (significa que tem 4 hélices) de marca e modelo DJI Phantom 3 Pro, que é só e apenas um dos melhores drones do mercado!

O que vi do Phantom 3:

  • Para um drone tão avançado até é bastante fácil de pilotar para quem sabe. 
  • Suporta bem a maioria das rajadas de vento (mas calma que não é à prova de furacões!).
  • A camara do 3 Pro é uma 4k, do melhor que existe no mercado.
  • As imagens e vídeo tem uma qualidade excepcional (acho que é Câmara e da Gimbal que são muito boas) e o drone consegue estabilizar muito bem.
  • O controle do Drone permite coordenar o voo e algumas poucas funções na câmara.
  • Através da APP dá para ver as imagens e ajustar todas as configurações da câmara.
  • A função de Live Stream, transmissão de vídeo ao vivo é fabulosa!

Para mim confesso que comprar agora um destes seria um suicídio até porque pouco ou nada sei de pilotagem deste tipo de aparelhos.

O Paulo é um piloto experiente, pratica aeromodelismo há imenso tempo, além de ter reacções excepcionalmente rápidas para a idade (tem mais de 60 anos).

Deixo aqui algumas imagens sobre o drone do Paulo e agora, como continuo a saber muito pouco sobre drones, vou pesquisar até porque quero mesmo comprar um e tenho de decidir qual é o melhor drone para mim.

Drone Phantom 3 Pro do Paulo

Drone Phantom 3 Profissional da marca DJI
Quando souber mais digo-vos e entretanto já espero colocar aqui umas fotos minhas tiradas com o Drone que eu escolher.

Neste site podem saber mais sobre marcas e caraterísticas de modelos de Drones.

Deixo-vos com um vídeo de filmagens feitas com um Phantom 3 Pro, que tem imagens fabulosas de tão claras e perfeitas!







Um abraço
Ardinas

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Google Express Shopping testa entrega de mercearias ao domicílio no próprio dia!

Sonho: pesquisar maçãs no Google , comprar e recebê-las em sua casa no próprio dia...

Pois é! Deixe de sonhar que o Google anunciou ontem que vai passar a fornecer um serviço de entrega diária ao domicílio para mercearia e produtos frescos!


What!?! O serviço Google Shoping já existe e permite a qualquer utilizador do Google comprar mercearias online nas principais lojas e fornecedores mas até agora apenas entregavam produtos empacotados, não frutas, vegetais e outros bens perecíveis. Agora foi anunciado o Google Express (ainda em versão de testes) que permite a qualquer utilizador do Google comprar mercearias online e combinar com um serviço de entrega de mercearias e frescos no próprio dia ou no dia seguinte.

Apesar de a Google não possuir inventário/stock dos produtos vendidos, está lá tudo disponível, desde flores a perfumes, brinquedos e pequenos electrodomésticos a pão, frutas, vegetais e charcutarias.

A própria entrega no Google Shopping é grátis desde que a encomenda ultrapasse os $15. Abaixo disso, existe um custo associado de $3 e isso é algo que não se prevê que altere mesmo com a introdução da entrega de frescos no próprio dia.

Neste momento este teste é apenas para 2 cidades ( uma delas é São Francisco, EUA), mas se tiver êxito e à semelhança de outros produtos, o Google pretende ir adicionando a cobertura de mais cidades.

Novo Serviço Google Express Shopping



Já vimos quase tudo do Google! Agora quer competir com a Amazon e se conseguir, que se cuidem os Continentes Online e os Pingo Doces Online de Portugal, porque quando estes senhores cá chegarem, vai ser um autêntico murro na mesa.

O que acha o leitor?


Fonte: www.cnet.com

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Aprenda a substituir uma tomada elétrica

É comum em casas mais velhas ou simplesmente por uso continuado ou mau uso, as tomadas elétricas começarem a ceder, nalguns casos partem mesmo e torna-se necessária a sua substituição.

Se é esse o seu caso e quer substituir uma tomada elétrica, aprenda aqui como fazê-lo!


O procedimento para a substituição de uma tomada eléctrica dupla (duas saídas) de parede é semelhante ao procedimento para fazer a substituição de um interruptor.

A única diferença é que, dependendo do local onde o equipamento está localizado na rede de distribuição eléctrica doméstica, a tomada pode ter mais ou menos cabos elétricos ligados a ela do que um interruptor de luz terá.

Observe atentamente os parafusos dos terminais de ligação da tomada elétrcia. Em cada um dos lados da toma existe um conjunto de parafusos de fixação ou bornes. O parafuso superior está normalmente ligado à saída superior, e o parafuso inferior está ligado à saída inferior (fácil não é?).

Uma pequena chapa (vamos chamá-la de lingueta) que serve de conductor liga esses parafusos. Essa lingueta permite ligar um único fio a qualquer parafuso e alimentar as duas saídas da tomada.
DICA PROFISSIONAL: Se a lingueta estiver partida ou interrumpida, não necessita de comprar outra ou mesmo substituir a tomada. Pode ligar as saídas superiores e inferiores para separar os fios e controlá-los de forma independente.

Para substituir uma tomada elétrica standard (dupla), siga estes passos:


- Desligue a alimentação da tomada no quadro principal. 
Normalmente terá de desligar um circuito completo como por exemplo, o circuito que contempla todas as tomadas da sala de estar.

- Desaperte e retire a placa ou espelho da tomada elétrica de parede.
Use um busca-pólos (que funcione) para ter a certeza absoluta o circuito está mesmo desligado e sem eletricidade.


DICA PROFISSIONAL: É preciso extremo cuidado ao mexer em qualquer circuito elétrico. Recomendamos material de protecção elétrico para diminuir os ristos de eletrocussão.


- Desaparafuse a armação / caixa da tomada elétrica e retire-a com os fios ainda ligados.
Nota: aponte onde onde os fios brancos e pretos (ou escuros e claros, azuis e castanhos) estão ligados e a que borne / ligação na tomada antiga, para que copie a mesma ligação na tomada elétrica nova.

- Agora pode remover os fios.

- Inspeccione com cuidado a caixa de ligações da tomada para ver se a lingueta/chapa que liga os dois conjuntos de terminais de cada lado da tomada está interrompido ou partido.
Se for o caso, remova a lingueta correspondente da nova tomada.

Circuito de tomada elétrica


- Fixer os fios nos terminais da nova tomada.
Se a ligação inclui ligação terra (normalmente verde e amarelo), ligue o fio terra à tomada, na parte metálica.

- Empurre a nova tomada e fixe-a no lugar.

- Aparafuse o espelho da tomada e de seguida, ligue de novo a eletricidade naquele circuito.

E voilá!!! Já tem uma tomada elétrica de parede instalada!

tomada de parede dupla
Substituir tomada eléctrica de parede


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Biometria e Sistemas de Segurança: Reconhecimento da Íris

Desde sempre que o ser humano tentou criar sistemas de reconhecimento seguros.
Historicamente sempre se tentou associar a identificação à posse física de um token (código, PIN, documento de identificação, cartão, etc...) que não só reconhecia / identificava o portador, como conferia direitos / acessos / privilégios ao mesmo.


Aparece a Biometria

Para linkar mais correctamente a identidade a uma autorização individual e correcta, surge a Biometria.

Biometria é considerada um dos sistemas de segurança...mais seguros (desculpem o pleonasmo) e aparenta estar cada vez mais em uso.

Todos nós já a experimentamos em aeroportos, mas em muitos países existem mesmo sistemas de segurança biométrico em agências de governo, bancos e até para votar!

Isto acontece porque cada um de nós tem características morfológicas / físicas únicas e como tal diferenciadoras, tornando-se um bom método de reconhecimento.

A Biometria é baseada não em algo que a pessoa transporta, possui ou sabe, mas ao invés disso, em características físicas ou traços de comportamento que os portadores apresentam, sendo que as formas de reconhecimento variam entre padrão da voz, estrutura facial, padrões de veias ou padrões da íris.

De todos os métodos de segurança biométrico, o reconhecimento da íris é comumente considerado O melhor processo de autenticação disponível.

Hoje vamos falar um pouco sobre ele:

Apesar de muitos confundirem reconhecimento de iris com digitalização de retina, o reconhecimento de íris envolve simplesmente tirar uma foto da íris; esta imagem é depois utilizada exclusivamente para autenticação.

Então o que faz o reconhecimento da íris o melhor sistema de autenticação disponível?

É estável - o padrão único na íris humana é formada aos 10 meses de idade, e permanece inalterado durante todo a vida;

É único - a probabilidade de duas íris que produzem o mesmo código é quase impossível;

É flexível - A tecnologia de reconhecimento da íris integra-se facilmente em sistemas de segurança existentes ou opera como um sistema de segurança autónomo;

É confiável - um padrão da íris é distintivo, não suscetível de roubo, perda ou comprometimento;

Não é invasiva - ao contrário de rastreio da retina, o reconhecimento da íris não é feito por contato e é rápido, oferecendo uma excelente precisão quando comparado com qualquer outra alternativa de segurança.

Noções tradicionais para reconhecimento de identidade

Historicamente, as convenções de identidade ou de autenticação foram baseadas em coisas que possuíamos (uma chave, um passaporte ou credencial de identidade), ou algo que se sabia (uma senha, a resposta a uma pergunta, ou um PIN).

Esta posse ou conhecimento era geralmente tudo o que era necessário para confirmar uma identidade ou conferir privilégios. No entanto, estas convenções podem ser comprometidas e criam violações de segurança.

Para mais informações sobre Sistemas de Segurança através de Reconhecimento da Íris, pode visitar o site da IRIS ID.

Fonte: http://www.irisid.com/

Reconhecimento da Iris
Reconhecimento da Íris - Sistema de Segurança Biométrico


Instalar tomadas USB de parede

Sabe que já pode ter tomadas USB instaladas na sua parede?


Os dispositivos com ligação USB estão em todo o lado...literalmente!

Apesar de em Portugal não ser muito comum ainda, as tomadas USB de parede estão a tornar-se cada vez mais normais por esse mundo fora, o que nem é de espantar porque estamos a tornar-nos cada vez mais USB-dependentes.

De certeza que o caro amigo já se pôs a pensar (talvez depois de tropeçar num cabo USB que está a alimentar o seu Smartphone...) que seria muito útil ter à semelhança das tomadas de electricidade na parede, umas saídas USB na tomada de parede.

USB em parede
Tomada USB de parede - Josh Miller / CNET 


Alguns lugares da casa como os quartos, cozinha e escritório seriam óptimos candidatos a receberuma instalação deste género, poupando inclusive as habituais procuras incessantes por adaptadores AC.

Não se preocupe com a instalação porque não é nada dificil!

Aqui está o que necessita:


  1. Uma tomada USB de Parede com dois outlets
  2. Uma chaves de fenda
  3. Um alicate


Depois de ter isso tudo, pode ver este vídeo abaixo que encontramos na net e ZÁS!
Fica com uma tomada de parede com 2 saídas USB.






Diga lá se não é giro?!?

PS - como as tomadas USB ainda não estão disponíveis em Portugal, compre aqui que eles enviam para casa: http://pt.aliexpress.com/w/wholesale-usb-wall-socket.html

Fonte: http://www.cnet.com/how-to/how-to-install-a-usb-wall-socket/

Reparar tábuas de madeira para soalho

Aprenda a reparar pavimentos em Madeira!


Aqui há uns 11 anos adquiri uma casa nova e uma das coisas que sempre me fascinou naquela casa, foi exactamente o belo chão em madeira. Mas com o passar dos anos aconteceram-me várias peripécias relacionadas com aquele pavimento em madeira, que agora quero partilhar convosco, em particular a forma como facilmente se pode reparar pavimentos similares.

Como existem vários problemas relacionados, vou dividir este artigo em sub-temas. Começamos com o primeiro:


Como substituir uma tábua de madeira danificada 

O design de encaixe da maioria das tábuas de madeira significa que é necessário cortar através das juntas da tábua para libertar a tábua danificada da sua posição. Uma serra circular é o instrumento ideal para esta finalidade, mas tenha atenção para não danificar nada abaixo do nível do chão (cabos a passar, vigas de suporte, etc.).

1º Utilize um alicate turquês para retirar todos os pregos escondidos;
2º Aplique a serra circular com cuidado e na profundidade exacta;
3º Utilizar a serra para baixo e a todo o comprimento de cada lado da área danificada;
4º Levante a placa utilizando um pé-de-cabra para o efeito;
5º Retire a tábua estragada com um formão;
6º Aplique a nova tábua de madeira, pressione com força e aplique os pregos ou tachas necessários para firmar bem a nova tábua.

DICA: Utilize pregos sem cabeça para não sobressaírem.


Reparar tábuas soltas

Tábuas soltas ou a ranger são um problema comum para quem tem soalhos em madeira,  especialmente em edifícios mais antigos, mas eles são fáceis de corrigir. Mais uma vez, tome muito cuidado para não danificar os cabos e tubos abaixo do nível do chão.

De um lado da tábua solta, faça um furo piloto (com um berbequim) para baixo através da placa e na trave abaixo;

Se o piso estiver exposto, pregue um prego pelo buraco.
Caso fique num local escondido, pode também usar um parafuso, que será mais seguro e ficará fixo.

Use um apontador de pregos para introduzir as cabeças dos pregos (se estiver a utilizar pregos) logo abaixo da superfície. Se necessário, repita do outro lado da tábua.


Preencher espaços entre tábuas

É normal com o tempo que as tábuas de madeira, em particular as de encaixe, vão deslizando e fiquem com um aspecto feio com espaços muito grandes entre tábuas. Para resolver esse problema, poderá tentar o seguinte:

1º Corte uma tira fina de madeira de modo a que caiba e tape a abertura;
2º Aplique cola de madeira em ambos os lados da tira;
3º Coloque a tira de madeira na abertura entre tábuas, fazendo pressão e direccionando com um martelo para que fique bem ajustada;
4º Não insira a tira de madeira totalmente;
5ª Quando a cola tiver secado completamente, agarre numa plaina e remova o excesso de madeira, criando ao mesmo tempo um acabamento mais liso no chão;



Pronto! Foram algumas sugestões rápidas.
É claro que este artigo não abrange tudo, mas caso deseje mais informações pode contactar-me para o email oardinas@gmail.com



Soalho em tábua de madeira
Saiba como reparar soalhos de madeira 





sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Estores venezianos - como reparar

Reparação do cabo/fita de um estore veneziano


Não permita que algum pó ou pequenos danos nos seus estores o façam crer que necessita substituir os estores de casa urgentemente. Poupe o dinheiro e mãos ao trabalho!

Vou dizer.lhe como poderá fazer pequenas reparaçãoes aos estores lá de casa para que fiquem a funcionar como novos.

Muitas vezes, o pó e sujidade acumulados tornam difícil movimentar o estore. Um utilizador mais impaciente poderá facilmente puxá-lo com força e partir a corda do estore ou fazer outro dano que seria facilmente evitável com uma boa limpeza das antigas.

Se os seus estores possuem danos visíveis, necessita de avaliar os estragos porque alguns nem são complicados de reparar.

Uma das persianas/estores mais comuns são as Venezianas. São resistentes, práticas e de longa duração mas por vezes também se estragam e particularmente as fitas ou cabos partem ou desgastam-se com frequência.

Se o cabo ou a fita do estore lá de casa estiver desgastado e gasto ou mesmo partido, pode facilmente resolver esse problema através da instalação de um cabo ou fita de estore sobresselente que normalmente é vendido no Leroy Merlin  (imagem 1).

Cabo de Estore - Imagem 1


Abaixo um pequeno guia sobre reparar cabos soltos ou desgastados em estores venezianos

Passo 1:
- Coloque o estore para baixo, e as ripas na inclinação horizontal. As extremidades do cabo estão presos no interior do trilho inferior.
- Se trilho inferior for em madeira, as extremidades do cabo estão habitualmente agrafadas ao interior.
- Se o trilho inferior for em metal, retire a tampa para expor onde a cordas fica atada.
- Desate o nó no cabo de elevador do lado oposto, e retire o cabo antigo.
Coloque o novo cabo e junte as duas extremidades firmemente em conjunto com a fita adesiva.

Passo 2: 
- Puxe suavemente o cabo antigo do elevador para colocar o novo cabo através das do lado, através da parte superior, e através das polias de controle.
- Deixe um excesso de cabo (talvez 10 cm) e continue a puxar o cabo para baixo pelas ripas do estore.

Passo 3:
- Quando o cabo novo atinge o fim no trilho inferior, corte o excesso de cabo no final.
- Ate ambas as extremidades do cabo novo, e protega-as com um pouco de fita cola.
- Substitua as tampas do trilho inferior, e retire o antigo acessório de elevador rolo do cabo antigo para um novo.
- Ajuste o cabo no clip de ajuste até que o elevador do estore esteja a funcionar normalmente.

Além das cordas, existem outros artigos à venda e inclusive kits de reparação de estores que podem ser adquiridos (imagem 2)

Em último caso e se necessitar pode também optar por contactar uma empresa de reparação de estores, claro.

Kit de reparação de estores - Imagem 2




segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sabe identificar um bom eletricista?


Vou focar-me neste artigo sobre algo muito importante e que mais dia menos dia, o caro leitor irá necessitar com toda a certeza: como encontrar um eletricista e depois, saber escolher um bom eletricista!

Antes de tudo, uma palavra de cautela: Seja extremamente cuidadoso ao selecionar um electricista!

Poucos trabalhos podem ser tão prejudiciais a uma residência ou empresa quanto um serviço de eletricista mal executado ou mal planeado.

Um pequeno erro num serviço de reparação elétrica podem causar uma série de graves acidentes. Apenas um curto-circuito pode fazer perigar tanto a sua vida como a sua propriedade.

Por isto mesmo, é de grande importância saber procurar um eletricista e mais ainda, saber como identificar um bom eletricista.

Um eletricista certificado pode ajudá-lo a escolher os materiais certos, a definir o circuito elétrico mais adequado às suas necessidades e tudo isso sempre tendo em consideração as várias leis de segurança e boas práticas que regulam a actuação de um eletricista certificado.

Há muitas pessoas que se publicitam como eletricistas aptos a fazer qualquer reparação elétrica, por isso, não é uma tarefa fácil escolher o melhor eletricista.

Dicas para selecionar um bom eletricista


Comecemos pelo básico, onde posso encontrar um eletricista?


Existe muitas opções, mas recomendamos 3:

1. A sua melhor opção é perguntar a familiares ou amigos que necessitaram de um trabalho elétrico recentemente. De certeza que eles terão o número e dados de contacto do eletricista que os assistiu. É claro que só deve escolher esse electricista se o seu amigo ficou satisfeito.

2. Se não tiver familiares ou amigos nesta situação, terá você mesmo de o procurar. Pode perguntar numa loja de eletricidade se recomendam alguém.

3. A outra solução é procurar no Google.  A internet oferece uma boa oportunidade para escolher os melhores profissionais. Por exemplo, procuro no Google por “eletricistas lisboa” encontro duas ou três possibilidades, pesquiso-as individualmente em termos de garantias oferecidas, áreas onde disponibilizam os seus serviços, se tem histórico ou não e se existem comentários ao seu serviço.

Como identificar um bom eletricista?


Depois de escolher dois ou três eletricistas, além de inspecionar o site dele e verificar os comentários de antigos clientes, é melhor ter uma conversa detalhada com ele sobre suas próprias necessidades.

1. Certifique-se de que ele é um eletricista certificado pela DGERT.  Isso significa que o eletricista tem conhecimento prático em instalação e reparação de equipamentos elétricos.  Atenção que as instalações elétricas tem de ser assinado por uma entidade instaladora / ou ter um técnico responsável pela execução de instalações elétricas de serviço particular ou industrial.

2. Pergunte-lhe pela sua experiência profissional. É preferível escolher um técnico com boa experiência profissional.

3. Pergunte também pela existência de um seguro. Ele deve ter uma apólice de seguro adequada ao tipo de instalação. Por exemplo, para instalações de baixa tensão, potências até 41,4 kVa, basta ter um seguro de responsabilidade civil de valor de 50.000€ mas para média ou alta tensão, já obriga a outro tipo de seguros. Saiba mais aqui.

4. Peça também algumas referências para contatar e certificar-se de que se trata de um bom profissional.

Se cumprir e passar todos estes critérios, pode confiar que se trata de um bom eletricista.

Importante nota sobre o custo: 
É muito provável que um eletricista de qualidade seja um pouco mais caro que um eletricista sem qualificações, mas no médio prazo fica muito mais barato!


eletricista confuso
Ups..e agora?

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Como Poupar - Cuidado com os gastos de água

Além dos cuidados que publiquei no primeiro artigo sobre Como Poupar, existem muitas outras maneiras de poupar a começar pela forma como alteramos os nosso  hábitos na utilização de água na nossa casa.

Assim:

Poupar Mais usando melhor a Sanita


Verifique as sanitas para fugas de água numa base regular.

Uma sanita fabricada antes de 2000 pode utilizar milhares de litros de água a mais por ano do que os modelos mais recentes.

Considere qualquer instalação de uma novo sanita com redutor de água - a propósito, as sanitas da Roca são fabulosas para isso, além do design - ou então colocar uma garrafa de água de 1,5 l cheia no depósito do autoclismo. Isto faz com que de cada vez que puxa o autoclismo da sanita, poupe 1,5 litros de água no descarga com habitualmente 10 litros (cerca de 15%).

Se colocada corretamente, uma pequena “garrafa de água de 1,5l” pode salvar centenas de litros por ano!


A idéia aqui é ocupar espaço no autoclismo ou bloquear uma parte para que ele ao fazer a descarga requeira menos água.

Atenção que estes mecanismos nunca devem interferir com os mecanismos de auomatização do autoclismos, e devem ser verificados regularmente.

Outra coisa que poderá fazer para poupar água e evitar entupimentos de sanita é comprar um novo tipo de papel higiénico, que contenha o rótulo EPA WaterSense. O papel higiénico marcado com o simbolo WaterSense ao ser eliminado pela sanita, necessita de 20% menos água do que o papel higiénico normal, além de respeitar critérios de produção de papel mais ambientais.


Não colocar lixo no sanita. 


Isto não só desperdiça água, mas também pode causar problemas nos sistemas de esgoto e fossas sépticas e obriga-lo a ter de fazer um desentupimento de sanitas.

Muitas pessoas não consideram lixo as fraldinhas Dodot ou cotonetes e outras coisas que tal.

E pronto, foram mais alguns exemplos de como podemos Poupar com coisas simples e do dia a dia.

Poupe Muito!

saiba como poupar
Poupe Água na sua sanita!


Como Poupar - Problemas na Canalização

Estamos em crise e temos de poupar!


Onde é que já ouvimos isto?!

Portugal está em crise muito antes de a Troika para cá se ter mudado em 2011 ainda pelas mãos do saudoso José Socrates - que algumas vozes dizem estar agora algures em Évora.

A verdade é que para alguns, o verdadeiro despertar surgiu nessa altura e cada vez mais, desde aí, se fala sobre Poupar, Poupança, Gastar Menos.

É exactamente sobre isso que vos quero falar hoje, sobre poupar!

Sou electricista de profissão, mas desde que em 2005 também tirei o curso de canalizador no Cenfic e conjuguei tudo, aprendi que se pode poupar muito em casa!

Não só através da poupança devido ao melhor uso da água canalizada, mas também, por aprender por mim próprio a resolver diversas avarias como por exemplo a reparação de uma canalização, que me sai muitíssimo mais barato!

Dicas para Poupar na Água:


Verifique todas as torneiras para se certificar de que elas não estão a pingar ou com fugas de água. 

Uma torneira a pingar uma vez por segundo e que fique sem reparação durante apenas um mês, custar-lhe-á cerca de 260 litros de água.

Se a mesma torneira continuar por reparar pelo período de um ano, o desperdício total de água irá ser de mais de 3.100 litros de água.

Exemplo 1: Se for cobrado a uma taxa de 3€ por cada mil litros de água, um desperdício de 3.100 litros irá adicionar 9,3€ na sua conta de água a pagar.

Exemplo 2: Para o cliente que é faturado a 7€ por cada mil litros, o mesmo vazamento custaria cerca de 21,70 €. (Tal vazamento também aumentaria conta de esgoto do cliente, se é igualmente calculado sobre a quantidade de água utilizada).

Uma torneira que pinga uma vez a cada 3 segundos desperdiça cerca de 86 litros de água por mês.
Uma casa típica de 4 pessoas usa aproximadamente 7.000 litros de água por mês.

Torneiras com fugas de água podem ser reparadas de forma barata.
Lojas de ferragens, lojas de materiais de canalização o websites de dicas de canalização como o nosso podem ajudá-lo.

Verifique se há fugas de água no depósito da sua sanita

Parece uma coisa simples mas é um dos sítios onde se desperdiça mais água!

Para saber se tem um vazamento de água, coloque algumas gotas de corante alimentar no depósito de água da sua sanita e espere 15 a 20 minutos. Se algum corante alimentar aparecer na sanita antes, você tem um vazamento!

Importante: Lave rapidamente depois de terminar o teste para não manchar a sanita.

Vazamentos de água em sanitas podem fazê-lo perder centenas de litros de água por dia, no entanto, corrigi-los é geralmente simples e barato.

Estas são apenas algumas das dicas que deixamos neste primeiro artigo, sobre como poupar!

Ainda assim não se esqueça que nem sempre é possível resolver por si próprio e de forma profissional alguns problemas de canalização.

Nos casos em que necessite de uma equipa de canalizadores Lisboa, recomendamos que contacte aquela que para nós é a Empresa de Canalizadores n.1 em Lisboa, a CanalizadorKasa.

Poupe Muito!

Poupe Água - Feche a Torneira