segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Biometria e Sistemas de Segurança: Reconhecimento da Íris

Desde sempre que o ser humano tentou criar sistemas de reconhecimento seguros.
Historicamente sempre se tentou associar a identificação à posse física de um token (código, PIN, documento de identificação, cartão, etc...) que não só reconhecia / identificava o portador, como conferia direitos / acessos / privilégios ao mesmo.


Aparece a Biometria

Para linkar mais correctamente a identidade a uma autorização individual e correcta, surge a Biometria.

Biometria é considerada um dos sistemas de segurança...mais seguros (desculpem o pleonasmo) e aparenta estar cada vez mais em uso.

Todos nós já a experimentamos em aeroportos, mas em muitos países existem mesmo sistemas de segurança biométrico em agências de governo, bancos e até para votar!

Isto acontece porque cada um de nós tem características morfológicas / físicas únicas e como tal diferenciadoras, tornando-se um bom método de reconhecimento.

A Biometria é baseada não em algo que a pessoa transporta, possui ou sabe, mas ao invés disso, em características físicas ou traços de comportamento que os portadores apresentam, sendo que as formas de reconhecimento variam entre padrão da voz, estrutura facial, padrões de veias ou padrões da íris.

De todos os métodos de segurança biométrico, o reconhecimento da íris é comumente considerado O melhor processo de autenticação disponível.

Hoje vamos falar um pouco sobre ele:

Apesar de muitos confundirem reconhecimento de iris com digitalização de retina, o reconhecimento de íris envolve simplesmente tirar uma foto da íris; esta imagem é depois utilizada exclusivamente para autenticação.

Então o que faz o reconhecimento da íris o melhor sistema de autenticação disponível?

É estável - o padrão único na íris humana é formada aos 10 meses de idade, e permanece inalterado durante todo a vida;

É único - a probabilidade de duas íris que produzem o mesmo código é quase impossível;

É flexível - A tecnologia de reconhecimento da íris integra-se facilmente em sistemas de segurança existentes ou opera como um sistema de segurança autónomo;

É confiável - um padrão da íris é distintivo, não suscetível de roubo, perda ou comprometimento;

Não é invasiva - ao contrário de rastreio da retina, o reconhecimento da íris não é feito por contato e é rápido, oferecendo uma excelente precisão quando comparado com qualquer outra alternativa de segurança.

Noções tradicionais para reconhecimento de identidade

Historicamente, as convenções de identidade ou de autenticação foram baseadas em coisas que possuíamos (uma chave, um passaporte ou credencial de identidade), ou algo que se sabia (uma senha, a resposta a uma pergunta, ou um PIN).

Esta posse ou conhecimento era geralmente tudo o que era necessário para confirmar uma identidade ou conferir privilégios. No entanto, estas convenções podem ser comprometidas e criam violações de segurança.

Para mais informações sobre Sistemas de Segurança através de Reconhecimento da Íris, pode visitar o site da IRIS ID.

Fonte: http://www.irisid.com/

Reconhecimento da Iris
Reconhecimento da Íris - Sistema de Segurança Biométrico


Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem anda aí?
Já respondo...