terça-feira, 25 de agosto de 2015

Aprenda a substituir uma tomada elétrica

É comum em casas mais velhas ou simplesmente por uso continuado ou mau uso, as tomadas elétricas começarem a ceder, nalguns casos partem mesmo e torna-se necessária a sua substituição.

Se é esse o seu caso e quer substituir uma tomada elétrica, aprenda aqui como fazê-lo!


O procedimento para a substituição de uma tomada eléctrica dupla (duas saídas) de parede é semelhante ao procedimento para fazer a substituição de um interruptor.

A única diferença é que, dependendo do local onde o equipamento está localizado na rede de distribuição eléctrica doméstica, a tomada pode ter mais ou menos cabos elétricos ligados a ela do que um interruptor de luz terá.

Observe atentamente os parafusos dos terminais de ligação da tomada elétrcia. Em cada um dos lados da toma existe um conjunto de parafusos de fixação ou bornes. O parafuso superior está normalmente ligado à saída superior, e o parafuso inferior está ligado à saída inferior (fácil não é?).

Uma pequena chapa (vamos chamá-la de lingueta) que serve de conductor liga esses parafusos. Essa lingueta permite ligar um único fio a qualquer parafuso e alimentar as duas saídas da tomada.
DICA PROFISSIONAL: Se a lingueta estiver partida ou interrumpida, não necessita de comprar outra ou mesmo substituir a tomada. Pode ligar as saídas superiores e inferiores para separar os fios e controlá-los de forma independente.

Para substituir uma tomada elétrica standard (dupla), siga estes passos:


- Desligue a alimentação da tomada no quadro principal. 
Normalmente terá de desligar um circuito completo como por exemplo, o circuito que contempla todas as tomadas da sala de estar.

- Desaperte e retire a placa ou espelho da tomada elétrica de parede.
Use um busca-pólos (que funcione) para ter a certeza absoluta o circuito está mesmo desligado e sem eletricidade.


DICA PROFISSIONAL: É preciso extremo cuidado ao mexer em qualquer circuito elétrico. Recomendamos material de protecção elétrico para diminuir os ristos de eletrocussão.


- Desaparafuse a armação / caixa da tomada elétrica e retire-a com os fios ainda ligados.
Nota: aponte onde onde os fios brancos e pretos (ou escuros e claros, azuis e castanhos) estão ligados e a que borne / ligação na tomada antiga, para que copie a mesma ligação na tomada elétrica nova.

- Agora pode remover os fios.

- Inspeccione com cuidado a caixa de ligações da tomada para ver se a lingueta/chapa que liga os dois conjuntos de terminais de cada lado da tomada está interrompido ou partido.
Se for o caso, remova a lingueta correspondente da nova tomada.

Circuito de tomada elétrica


- Fixer os fios nos terminais da nova tomada.
Se a ligação inclui ligação terra (normalmente verde e amarelo), ligue o fio terra à tomada, na parte metálica.

- Empurre a nova tomada e fixe-a no lugar.

- Aparafuse o espelho da tomada e de seguida, ligue de novo a eletricidade naquele circuito.

E voilá!!! Já tem uma tomada elétrica de parede instalada!

tomada de parede dupla
Substituir tomada eléctrica de parede


1 comentário:

  1. Parabéns le já foi útil! Estávamos com um problema numa tomada, o nosso eletricista está de férias e tive de aprender à força! Obrigado

    ResponderEliminar

Quem anda aí?
Já respondo...